Entendo Identidade Étnica como ideia de sentimento de pertencimento a um grupo, o qual se une em torno de uma série de representações o racialismos se apresenta como forma de ressignificação.
Ser racialista não é ser racista, é apenas uma forma afrocêntrica e não discriminatória de ser. É evocar o carisma da raça negra de forma positiva na qual se esbarra nos conceitos do teórico Jamaico Stuart Hall.
O racialismo é um trabalho sobretudo de valorização da cultura étnica negra por meio da construção positiva da imagem do negro, levantando assim, a sua auto-estima, fazendo o negro valorizar a cor da sua pele, seu cabelo, suas feições. Desmistificando esteriótipos que mantém o preconceito racial, assim descobrindo forma de combater o racismo. Também podendo ser entendido como uma possibilidade de integração racial, ascensão social e conquista de direitos para a população negra.
P.S: Quem se apropriar deste conceito da forma que aqui estar escrito, peço por favor que dê meu crédito autoral, faça as devidas citações! Adupé (obrigada)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só aceito comentários com IDENTIFICAÇÃO, por favor coloque SEU NOME, se não, não publico! Axé
Contato: jornalista.suzanatavares@gmail.com / suzanatavares1@gmail.com