quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Oferenda para Oxumaré

Hoje dia 24 de Agosto é o dia de Oxumaré, filho de Nanã, irmão mais novo de Obaluaê. Oxumaré sustenta o Universo, controla e põe os astros e o oceano em movimento. Rastejando pelo Mundo, desenhou seus vales e rios. É a grande cobra que morde a cauda, representando a continuidade do movimento e do ciclo vital. 

A cobra é dele e é por isso que no Candomblé não se mata cobra. Sua essência é o movimento, a fertilidade, a continuidade da vida. 

A comunicação entre o céu e a terra é garantida por Oxumaré. Leva a água dos mares, para o céu, para que a chuva possa formar-se - é o arco-íris, a grande cobra colorida. Assegura comunicação entre o mundo sobrenatural, os antepassados e os homens e por isso associado ao cordão umbilical.

Dizem que Oxumaré seria homem e mulher, mas, na verdade, este é mais um ciclo que ele representa: o ciclo da vida, pois da junção entre masculino e feminino é que a vida se perpetua. Porém ele representa o macho e a fêmea a união dos opostos. Mas é um Orixá masculino. E por conta desta ambiguidade que o arco-íris é o símbolo da comunidade LGBT.



Que o senhor esteja satisfeito e feliz com meus cuidados 
A Run Boboi!!!
DIA: Terça-feira
CORES: Amarelo e verde (ou preto) e todas as cores do arco-íris
SÍMBOLOS: Ebiri, serpente, círculo, bradjá.
ELEMENTOS: Céu e terra
DOMÍNIOS: Riqueza, vida longa, ciclos, movimentos constantes.
SAUDAÇÃO: A Run Boboi!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só aceito comentários com IDENTIFICAÇÃO, por favor coloque SEU NOME, se não, não publico! Axé

Contato: jornalista.suzanatavares@gmail.com / suzanatavares1@gmail.com