Dia 08 de dezembro comemoramos o dia de uma das mais queridas Orixás da Umbanda e Candomblé, Mamãe Oxum; a deusa do amor, da fertilidade e da riqueza. Portanto, minhas flores quem pode acender vela (dá a luz) para a nossa mamãe hoje será muito bem recebida por ela e que os laços de amor entre os casais possam ser unidos e fortalecidos no próximo ano.
As mulheres que desejam ter filhos (EU INCLUSIVE) dirigem-se a Oxum, pois ela controla a fecundidade, graças a seus laços com Ìyámi-Àjé (“Minha Mãe Feiticeira”). É chamada de Ìyálóòde (Iaodê) título conferido à pessoa que ocupa o lugar mais importante entre todas as mulheres da cidade e é esta postura que eu desejo que alcance todas as flores do meu jardim, quero vê-las de cabeça erguida e na diagonal sem mendigar e implorar atenção de ninguém, quero vê-las encantadas...
![]() |
Adupé minha sereia das águas doce que me encanta, nas suas águas eu me banho e me protejo... |
A sua dança lembra o comportamento de uma mulher vaidosa e sedutora que vai ao rio se banhar, enfeita-se com colares, agita os braços para fazer tilintar seus braceletes, abana-se graciosamente e contempla-se com satisfação num espelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só aceito comentários com IDENTIFICAÇÃO, por favor coloque SEU NOME, se não, não publico! Axé
Contato: jornalista.suzanatavares@gmail.com / suzanatavares1@gmail.com